Olá, que legal passar aqui em nosso blog, que está novinho em folha, mas temos conteúdo de montão para compartilhar com vocês e agora ninguém nos segura. Vamos falar sobre como criar um site de sucesso.
Escrevo esse artigo hoje, para complementar o vídeo Dica 2, da nossa série de dicas lá do Instagram.
Não se preocupe se você não assistiu o vídeo, pois aqui quero explicar bem direitinho o que você precisa fazer para ter um site que te gere resultados e trazemos esse assunto, o qual inclusive, é bem recorrente aqui na agência, para você entender por qual motivo não basta “apenas” ter um site na internet.
O site, do ponto de vista da nossa equipe, e acredito que de muitas agências, é o ponto central de sua presença digital, pois é para lá que o seu lead (oportunidade) ou o seu cliente irá se dirigir quando precisar do seu serviço ou do seu produto. Inclusive é para o seu site que são direcionadas a maioria das oportunidades que chegam através de estratégias e ações de marketing digital.
O comportamento das pessoas nos dias de hoje, e me refiro a maioria delas, quando pensa em um produto, passeio, viagem, serviço e etc, é primeiro fazer uma busca na internet antes de decidir o passo seguinte, no caso comprar.
Considerando ainda o parágrafo anterior, além do fator do comportamento imediatista que existe atualmente, por sermos todos portadores de um aparelho (smartphone) conectado 24 horas por dia, é capaz de você já ter pensado em algo no meio da noite e querer saber quanto custa e bingo, você encontra qualquer coisa em questão de segundos! (rsrsrs)
Agora eu pergunto: Quanto tempo o seu cliente demora para encontrar você na internet? Como está o seu site e a sua presença digital diante de sua concorrência?
Vamos considerar 2 respostas para a pergunta acima:
1 – Eu não tenho um site.
2 – Eu tenho um site, mas não recebo contatos através dele e não acho que ele é útil para o meu negócio.
Se a sua resposta foi a opção 1, nosso conselho é que você faça um planejamento para poder ter o seu site, agora se a sua resposta foi 2, possivelmente seu site não possui os atributos que são importantes e que permitem ele ser encontrado na internet.
Imagine quantas empresas do seu segmento existem na internet, agora, imagine como os buscadores trabalham para escolher a sua empresa ou o seu concorrente para aparecer na busca de uma possível consulta.
No vídeo, eu listei alguns pontos importantes para o seu site ter uma boa arquitetura, e vou explica-los abaixo. E imagine, até a casinha do João de Barro tem arquitetura para que seja um local de proteção para ele, imagine o seu site, certo?
Então vamos aos pontos principais sobre a estrutura que um site de sucesso precisa ter:
A palavra é estranha, mas um site responsivo é aquele adaptado para todo o tipo de aparelho disponível no mercado como; tablet, computador e smartphone.
Não existe nada mais ruim do que um site que você pesquisa no smartphone e ele não cabe na sua tela.
E quando isso acontece, o que você faz? Desiste de navegar nele.
E então, o robô do Google identifica quando um site tem algum problema, pois o visitante acessou e desistiu nos primeiros segundos desde o acesso. Isso gera uma métrica chamada “Bounce Rate” ou Taxa de Rejeição.
Acredite, existe esse robô, que conhece todos os sites na internet e que faz coleta de dados de navegação e interação e é ele que te posiciona no ranking. É sério, você (seu site) precisa ficar amigo desse cara!
Mas que negócio é esse de SEO? Calma que vamos te explicar resumidamente.
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias ou “melhorias”, que são desenvolvidas dentro de sites, blogs e páginas da internet para melhorar o posicionamento dessa mídia na busca orgânica, ou seja, nas buscas naturais que são feitas pelos usuários nos buscadores.
Para exemplificar melhor, o SEO é o trabalho feito para deixar o seu site amigável para os buscadores como o Google, Baidu, Yahoo, entre outros. Fazendo uma analogia com a arquitetura, é como se melhorássemos os pilares, abríssemos portas e janelas para você ganhar mais luz e ser percebido com mais facilidade.
Os benefícios são inúmeros e potencializa a sua presença digital, permite a melhora do ranking nos buscadores, no tráfego do site, proporciona o aumento na taxa de conversão (vendas) e a economia com investimentos em publicidade paga pode ultrapassar 60%, além de outras coisas.
No nosso site tem mais conteúdo sobre SEO e se você quiser mais informações, clique aqui.
Um site de sucesso recebe um trabalho de copywriting que é uma técnica aplicada para escrever textos adequados. E quando falamos de sites e conteúdo para a internet, queremos dizer sobre a maneira como as suas mídias, que é a cara da sua empresa, se comunica com o seu público.
É o texto que vai ajudar o visitante do seu site a se identificar com você, com o seu produto e com o seu negócio, e isso o ajudará na tomada de decisão.
Você já ouviu falar ou possui um site que está na internet há 10 anos com a mesma foto, o mesmo conteúdo e até o telefone e e-mail desatualizado?
Poxa vida, e como é possível um site desse obter conversão? Nem a sua mãe te encontrará desse jeito!
O painel administrativo permitirá que qualquer pessoa, seja você, seu funcionário ou sua agência de marketing, atualizar informações, fazer o copy, entre outras coisas com muita facilidade, proporcionando o seu site ser uma ferramenta importante para o seu negócio.
Vamos direto ao ponto, o seu site precisa ser bonito, lindo, agradável aos olhos, com uma comunicação visual que proporcione um impacto positivo ao seu visitante.
A comunicação visual é toda forma de se comunicar utilizando elementos visuais. Por isso se você está pensando em construir um site, mas o seu design não foi criado pensado para o seu público alvo, é bom dar uma atenção a isso
Sabe aquela frase: “A primeira impressão é a que fica”? Pois bem, ela faz todo o sentido para explicar esse ponto.
E o que você tem a ver com isso? Nada, mas a empresa que irá desenvolver, precisa ter um comprometimento com esse assunto e é um assunto sério.
Pesquisas apontam que se uma página na web demorar mais do que cinco segundos para abrir, a taxa de abandono chega a passar a margem dos 70%.
Então você investe uma grana, deixa ele lindo, mas ele demora uma eternidade de 5 segundos para abrir cada página? Lembra que falei de imediatismo lá no começo? Gente, ninguém fica em site lento.
E se o seu site for abandonado, o amigo “Robô do Google” vai saber e você vai despencar no ranking.
Um site precisa ser fácil de navegar.
Sabe aqueles sites que você entra e está tudo sob o alcance dos seus olhos? É sugestivo, e quando você clica no link de outra página você encontra exatamente o que estava procurando e então você cria uma relação linda com aquele site e pega o telefone e liga na hora, porque encontrou tudo o que queria? É disso o que estou falando.
O Google através de sua tecnologia, mede o tempo que o seu visitante permaneceu em seu site, quantas páginas navegou e tudo mais e isso também ajuda no seu posicionamento nos buscadores, certo?
Nem vou te dizer que você pode construir seu site em qualquer plataforma, pois nós sabemos que você pode se arrepender depois. Então, vamos encerrar as dicas dizendo que o WordPress é hoje a melhor plataforma para a criação de um website.
É um sistema grátis, tem opções de temas, mas também pode ser totalmente padronizado com a sua comunicação, tem banco de dados e muito mais. Além disso, é muito fácil encontrar um profissional para a manutenção caso você precise criar uma nova página ou fazer qualquer adaptação, é perfeito para receber otimização SEO, tem painel de controle e é o melhor até aqui.
É isso pessoal, espero ter ajudado no entendimento dessa questão site, que é perfeitamente aceitável o fato de você, que não trabalha na área, não saber, por isso estamos aqui, para te ajudar a entender e até para junto com você construir um site de sucesso. Aqui na YouRocket nós temos profissionais webdesigners, webwriting, profissionais de SEO, especialistas em Google Ads e toda a solução digital que você precisa para o seu negócio ganhar visibilidade na internet e chegar na frente de sua concorrência.
Aproveito para informar que toda quinta-feira terá vídeo novo no nosso perfil do Instagram, com assuntos relacionados às ações de marketing digital. Fique ligado!