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Modelo AIDA

Neste artigo iremos falar sobre um método bastante importante para a área de marketing: O modelo AIDA.

Bom, se você já ouviu falar pode estar pensando que este método é bem antigo, na verdade ele é mesmo, surgiu em meados de 1899 por Elmo Lewis, pioneiro de publicidade e propaganda nos Estados Unidos, mas mesmo depois de mais de 100 anos ele não tem nada de ultrapassado. Até os dias atuais a fórmula é utilizada no mundo todo e revolucionou a esfera dos negócios. 

O objetivo de Lewis era otimizar o processo de vendas promovendo uma interação entre o vendedor e o comprador, ou seja, desde aquela época o inventor da teoria já entendia que os anunciantes deveriam informar as pessoas sobre seu produto e atrair sua atenção.

Na época não havia internet, então, o modelo era aplicado em anúncios impressos, estes, continham imagens atrativas, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e dados de contato do anunciante.

A evolução do marketing e da tecnologia permitiu que o AIDA passasse a atuar no meio digital, principalmente em ações de Inbound marketing e marketing de conteúdo.

MAS AFINAL, O QUE É AIDA?

O modelo AIDA é um método focado principalmente na jornada do consumidor baseado em seu comportamento.

É importante entender que existem algumas métricas que influenciam diretamente nos hábitos dos consumidores como, idade, estilo de vida, motivações, ocupações, cultura, entre outros. Para tanto é fundamental levar em consideração a persona objetivada pela marca antes de aplicar a fórmula AIDA, garantindo ainda mais assertividade. 

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é uma persona ou público alvo, temos um artigo especial para te ajudar. CONFIRA AQUI!

O modelo em questão é dividido em quatro fases que guiam os consumidores até a compra. O foco é atrair a atenção, manter o interesse e criar um desejo até que estes estejam prontos para tomar uma decisão.

Sendo assim o nome AIDA é um acrônimo formado pelas iniciais de cada etapa do processo.

Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas.

ATENÇÃO

Depois de ter sua persona bem definida, conhecer os meios que ela utiliza e segmentar suas campanhas com base nesses dados, é hora de se preocupar em fazer esta persona conhecer você e o produto ou serviço que você oferece.

Será o primeiro contato do cliente, ou seja, a primeira impressão, para tanto precisa ser algo diferente, altamente criativo, já que este está sendo bombardeado 24h por dia por mensagens publicitárias.

Algumas informações importantes para esta fase são:

  • Cuidado com informações incômodas e em momentos errados. Por exemplo não será agradável para uma pessoa que está buscando móveis ou eletroeletrônicos ser interrompida por um anúncio de suplementos de academia.
  • Tome cuidado com as cores, elementos, fontes. Coloque em destaque aquilo que realmente for importante, o conteúdo deve estar disponível de forma simples a ser assimilado.
  • Ter um site rápido e responsivo somam pontos positivos neste momento. 
  • Entenda seu público, use diferentes tipos de linguagem adequando-as da melhor forma. Abuse de títulos impactantes.
  • Esteja onde sua persona pode ser encontrada e entenda com qual frequência ela estará lá. 

INTERESSE

Agora que já conseguiu chamar a atenção da sua persona e que ela está considerando ouvir o que você tem a dizer, deve mostrar que seu conteúdo é relevante pra ele.

Você precisa mantê-la envolvida, sua mensagem tem que funcionar como uma oportunidade de resolução de um problema. 

Neste momento é válido utilizar dados e outros argumentos como estudos de casos, para ajudar a convencê-lo de que é sua solução é a melhor. Há outras dicas que podem te ajudar nesse processo:

  • Títulos, subtítulos ou textos de banners devem mostrar que sua empresa oferece aquilo que ele está procurando. 
  • As palavras-chave devem estar em destaque pois ajuda a aumentar a taxa de conversão.
  • Otimize o design, a mensagem deve ser clara e de fácil acesso, com imagens e textos interessantes. 
  • Tente instigar o público para que também veja outros conteúdos do seu site  ou blog.
  • Reforce os benefícios e os pontos fortes do seu produto.
  • Outra boa dica para este momento é deixar a missão da empresa destacada no site.

DESEJO

A proposta desta etapa é levar o consumidor do “eu gosto” para o “eu quero”. 

Neste momento o consumidor analisa com mais detalhes e observa se a proposta da sua empresa realmente solucionará o problema dele, com isso ele também buscará outras opções no mercado. 

Sendo assim, este é o momento de mostrar todas as suas qualidades, entregar mais valor e fortalecer o relacionamento.

As outras fases do modelo AIDA não costumam passar de alguns segundos, porém nesse ponto pode se estender um pouco mais. 

Algumas ações podem colaborar para continuar guiando o cliente para o próximo passo como:

  • Promova conteúdos ricos como e-books, guias e tutoriais.
  • Apresente indicadores de confiabilidade, sejam depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes ou outros, isso ajuda o cliente a ter credibilidade na sua marca, aumentando as chances de ele escolhe-la para solucionar o problema dele. 

AÇÃO

Agora que o consumidor já chegou até aqui, é importante que a empresa facilite sua decisão, mostrando caminhos que simplifiquem o processo e tomem o menor tempo possível.

É o momento de direcionar este consumidor a efetivamente interagir com você.

A ação não se resume necessariamente no ato da compra, ela pode ser um acesso ao site, uma inscrição em uma landing page, um acesso a vídeo.

Existem algumas dicas que podem te ajudar nesta etapa:

  • Crie um senso de urgência, ou seja utilize expressões como:
    • Compre logo,
    • Agora mesmo, 
    • Os estoques estão acabando
    • Antes que acabe
    • Só até hoje
    • Sua última chance
    • Por tempo limitado!
    • Fechando agora, você ganha…
  • Dê ao cliente um incentivo, um empurrãozinho, um diferencial, como: descontos, frete grátis, brindes, testes gratuitos ou ofertas individuais, por exemplo.
  • Insira um CTA (chamada para ação), uma espécie de “botão” que encaminhará a pessoa até a conversão mostrado o caminho exato e facilitando o acesso. O CTA deve ter um layout atrativo,  frases persuasivas, além de estar bem posicionado na tela.

 

Se bem estruturadas todas estas etapas, é efetivamente um método para envolver, persuadir e converter o público-alvo. 

O modelo AIDA consiste basicamente em impactar os potenciais clientes com as informações que eles  precisam no momento certo de sua jornada de compra.

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