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a importância do marketing digital

Se você sabe a importância do marketing digital, nos conte como andam os seus planejamentos, ações e campanhas digitais!

Bem, imaginamos que diferentes respostas podem chegar com essa pergunta. Cada empresa tem seus objetivos e planos, mas o que vale mesmo é saber se você entende ou já analisou a importância do marketing digital para a sua empresa e os seus negócios.

Há alguns anos atrás, começou no Brasil esse novo jeito de fazer publicidade e desde então empresas de todos os setores estão aumentando sistematicamente os investimentos nos canais online, embora elas ainda sejam um número muito pequeno, de algumas “mil”, diante das mais de 19 milhões de empresas existentes no Brasil, de acordo com os dados do Empresômetro

Os dados acima são um estudo do The Boston Consulting Group apoiado pelo Google. E isso é preocupante por alguns motivos, um deles é o fato de que no Brasil o investimento nesse tipo de divulgação é absurdamente mais barata se comparada com os Estados Unidos e o outro é que possuem nada menos do que 126,9 milhões de pessoas conectadas atualmente.

Fique atento para a sua empresa não perder oportunidades!

O empreendedorismo no Brasil cresce a cada ano, mas infelizmente a cultura no país sobre a necessidade do marketing ainda não tem muita maturidade e por isso bons negócios se perdem e deixam de prosperar por falta do investimento mínimo.

É preciso que o empreendedor entenda que nada adianta ele vender ouro, pois se não houver estratégia, planejamento e ações, é muito provável que o seu produto não tenha o valor que ele imagina do ponto de vista do seu público.

Veja o bom exemplo das redes de franquias, para entender melhor, um modelo de negócio com a taxa de marketing prevista entre 2% e 5%, investidas mensalmente, o que garante uma operação mais segura para franqueadores e franqueados.

Por isso se você tem um negócio, não pense em operar sem investir no que vai garantir sustentabilidade e segurança. Afinal, ideias são boas, mas são as iniciativas e ações que geram resultados.

O marketing digital pode fazer muito mais do que você imagina. É comum nos depararmos com reações imprevisíveis de empreendedores e empresários quando recebem um planejamento estratégico. Dados de um mercado que lhes pareciam tão óbvios, já não são mais. Um público alvo deixado de lado por falta de uma visão mais ampla e as oportunidades que lhe chegam representam uma fatia cada vez menor.

E abordamos aqui o marketing digital, pois ele tem uma característica muito própria que outros modelos não possuem, como por exemplo a possibilidade de integração entre os canais, que torna possível a mensuração de resultados, interação, vendas, previsibilidade e muito mais.

Antes de prosseguir, precisamos falar sobre Chet Holmes. Se você não conhece, ele foi o genial produtor cinematográfico que tinha uma habilidade comercial tão grandiosa que conseguia fazer todas as pessoas desejarem seus projetos.

Toda a sua trajetória o fez também lançar um livro sobre empreendedorismo chamado “A Máquina Definitiva de Vendas”. A história é bem mais longa que isso, mas o queremos é que você observe o que esse gênio nos mostrou, e que vai interessar para todos os negócios no mundo.

Essa pirâmide é a expressão da realidade e dentro das estratégias de marketing esses números são mais familiares do que se imagina.

Conforme ilustração, toda empresa tem 3% do seu público pronto para comprar, mas pode estar perdendo os outros 67% que precisam ser apresentados à solução que o negócio pode entregar de valor a eles. Os últimos 30% são o público que realmente não terão interesse no que você vende.

É possível que isso já faça sentido neste momento para você ou fará um dia, se no longo do tempo a sua empresa não investir para se comunicar com os 67% que são oportunidades reais, que somadas aos 3%, gera um fator considerável de 70%.

É provável também que nós estejamos nos comunicando justamente com alguém que não está pensando nisso, não acredita nisso ou tem certeza que jamais precisará disso, mas te convido a refletir com muito cuidado sobre a direção dos seus negócios e os objetivos que deseja alcançar.

A primeira coisa que você precisa levar em consideração é que todas as compras atualmente partem da internet. É isso mesmo!

Dos produtos ou serviços mais simples como; um tratamento de beleza, um restaurante para almoçar, o piso para a reforma da sua casa, uma viagem e muitos outros. E até mesmo os bens de consumo como; um aparelho de celular, um carro, uma casa, etc.

É possível que uma compra não seja efetivada online, mas as pesquisas começam na rede. Aplicativos de guias de ruas já possibilitam mostrar as empresas durante o trajeto de milhares de motoristas, as redes sociais estão o tempo todo apresentando conteúdos, soluções e até as tradicionais receitas que te fazem parar no mercadinho da esquina para comprar um ingrediente.

O mundo ficou menor com a internet e as empresas podem se beneficiar disso para expandir seus negócios e quem sabe, finalmente, aquelas vendas para outros estados e até para outros países sejam possíveis. Tudo só dependerá das suas decisões x ações x objetivos.

O público saudável, vegetariano e vegano não para de crescer, e a internet tem muita responsabilidade nisso. Além disso, analise a quantidade de pessoas que saíram do anonimato, assim como Winderson Nunes e conseguiram conquistar um país e uma grande fortuna com um trabalho 100% online. O atual presidente da república do Brasil venceu as eleições, fazendo uma campanha com custo muito menor e um alcance gigantesco em redes sociais.

E você, tem feito o que para atrair e fidelizar o seu público alvo?

O MARKETING DIGITAL ENVOLVE UMA SÉRIE DE AÇÕES, QUE PLANEJADAS E TRABALHADAS EM CONJUNTO FUNCIONAM PARA DIVERSOS OBJETIVOS.
COMO COMEÇAR A ESTRUTURAR A SUA PRESENÇA DIGITAL?
ABAIXO A RECEITA DAS AGÊNCIAS DIGITAIS PARA VOCÊ COMEÇAR DO JEITO CERTO:
1. Site

Tenha um site bem estruturado com otimização SEO para ser possível colher alguns resultados orgânicos. Se o seu negócio for um e-commerce, usar plataformas de vendas já constituídas, como um Marketplace, pode ser uma melhor opção, que vamos explicar em um próximo artigo especial sobre e-commerce.

Clique aqui e veja como ter um site de resultados.

2. Blog

Crie o seu canal para trabalhar o marketing de conteúdo e atração. É assim que a internet funciona. Você fornece informações, conquista autoridade e no dia que alguém precisar, você será a pessoa ou empresa que virá de referência para o consumo.

Além disso, ao gerar conteúdo relevante, o Google vai indexando as páginas fornecidas por você e quanto mais páginas geradas, mas páginas indexadas, permitindo aumentar a relevância para a busca orgânica e consequentemente para a redução no custo dos leilões dos anúncios pagos.

A dica aqui é, seja honesto com seu conteúdo, pois quem procura por algo saberá avaliar isso e o Google também.

3. Redes Sociais

A primeira rede social que o seu negócio precisa ter, é o Google Meu Negócio, que você pode entender melhor no artigo onde falamos sobre como ele é especialmente importante. Clique aqui para ler. 

Depois abra suas contas nas demais redes sociais com perfil profissional e personalize com a sua identidade visual, coloque informações claras do que você faz, crie postagens direcionadas ao seu público e faça interação com eles.

O Instagram, Facebook e Youtube são as principais redes sociais mas você pode avaliar sobre o Twitter, Pinterest e até mesmo o Linkedin se o perfil do seu público for B2B.

Essas não são todas as redes sociais e logo mais vamos trazer um artigo sobre a relevância, público e dados mais recentes das principais redes sociais acessadas no Brasil.

4. E-mail Marketing

Se você nunca utilizou esse canal, é preciso entender que ele funciona muito bem e temos um conteúdo muito simples para entender como você pode otimizar esse tipo de ação para obter ótimos resultados. Clique aqui

5. Campanhas Patrocinadas

No marketing digital é imprescindível fazer campanhas patrocinadas, pois isto ajudará a impulsionar mais rápido a sua presença digital, possibilitando resultados mais imediatos.

É possível que você já tenha sido abordado pelo Facebook Ads te sugerindo patrocinar algum anúncio, caso já tenha uma conta profissional do Facebook e Instagram. Saiba que é preciso atenção para não cometer alguns enganos que podem te fazer gastar muito sem conseguir um bom retorno, e é muito simples a explicação.

Essa maneira “superficial” de impulsionar o anúncio acaba impactando um público mais amplo, que geralmente não tem nada a ver com o seu negócio e os resultados acabam não sendo bons. No final você vai achar que a mídia não funciona para a sua empresa e essa não é a verdade.

No Google Ads, a situação é muito parecida e para se ter uma ideia existem profissionais como os analistas de mídias que estudam anos, se especializam e não param de acompanhar as tendências e muitas ferramentas para poder operar esses canais com precisão.

Por isso, a dica é ter atenção e avaliar se o custo-benefício não te sugere colocar esses canais nas mãos de uma agência especializada.

Após essa primeira etapa estruturada, outras ações poderão ser peças da engrenagem de resultados como as landing pages, palavras chaves, análise e acompanhamento de resultados para otimização de campanhas, além de muitas outras.

Uma outra situação que parece um problema para as empresas, é a falta de pessoas que possam desenvolver esse trabalho todo de marketing digital, seja por falta de conhecimento ou mesmo porque o tempo parece curto para cuidar das operações do próprio negócio. Algumas já fizeram várias tentativas e as ações digitais acabam sempre abandonadas pelo caminho.

Talvez você esteja precisando de uma agência de marketing especializada em ações digitais. Saiba que elas já possuem ferramentas necessárias, expertise, habilidade para operar os canais e as dezenas de plataformas, reconhecem dados, traçam estratégias alinhadas às necessidades e possuem condições de previsibilidade.

E o marketing digital é caro? Sinceramente, não. Caro mesmo é você perder as oportunidades que podem chegar.

E é o que você vai poder conferir no artigo “Um departamento de marketing inteiro pelo valor de apenas 1 funcionário” que nós preparamos para explicar tudo o que precisa saber.

O melhor momento para investir no marketing é quando a sua empresa está saudável, com capital para colher os melhores frutos com calma, antes que uma tempestade possa surgir e você não tenha condições financeiras e emocionais para atravessar alguma crise inesperada, simplesmente por não ter feito ações complementares e essenciais como essas.

Esperamos que esse artigo o ajude de alguma forma a implementar ações de marketing digital na sua empresa.

“Daqui há um ano você vai desejar ter começado hoje”.

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