Essa é pra você, empreendedor que está numa luta diária, nada de novo acontece e as únicas pessoas que estão olhando para o seu negócio na internet são a sua mãe, filhos e alguns amigos. Sabia que você pode ter um departamento de marketing inteiro pelo valor de apenas 1 funcionário?
Então preste atenção, pois estamos falando que todo um planejamento e estratégia de marketing digital custa menos do que funcionário CLT, exceto os custos com espaço físico, licença de softwares e etc, então é algo totalmente possível para o seu negócio, independente do tamanho. Quer entender?
Aqui na agência sempre nos colocamos no lugar dos clientes, para esclarecer suas dúvidas e necessidades e assim poder oferecer conteúdos e soluções que são realmente relevantes para suas dores. E nós sabemos que trabalhar sem uma estratégia de marketing faz muita falta para negócios em geral.
Nós fizemos um outro artigo onde falamos sobre pesquisas do Google com a BCG (Boston Consulting Group), que nos fez refletir sobre como poderíamos exemplificar para você o quanto o marketing digital é “barato” e especialmente aqui no Brasil, mas nós continuamos vendo empreendedores relutando em acreditar e fogem desse tipo de investimento.
Nossa experiência nos mostra que existem motivos que os fazem agir assim e acaba que muitos não entendem e não acreditam que os resultados sejam possíveis, ou não sabem por onde começar, e tem aqueles que simplesmente consideram caro e colocam outras prioridades na frente.
Marketing é investimento, todo o resto pode esperar!
Então vamos ao que interessa, pois queremos te dar exemplos que vão te ajudar a compreender o que é, como funciona e porque os resultados acontecem, além de mostrar na prática como o marketing é barato para investir, mesmo!
O que é o marketing digital?
Marketing digital é uma estratégia que compreende o seu negócio, o seu público alvo, elabora o perfil do seu cliente ideal (persona) e gera ações que vão impactar as oportunidades (leads) que sua empresa precisa para vender mais e crescer. As ações também podem ser direcionadas a algum outro objetivo como reconhecimento de marca, lançamento de um produto ou solução, etc.
Estas acontecem em vários canais digitais como Site, Google, Redes sociais, Blogs e muitos outros.
Como começar a fazer marketing digital?
Você pode começar a fazer do seu jeito, criando redes sociais, mas é preciso traçar uma estratégia para que funcione e honestamente, vemos muitas empresas que começam e não conseguem avançar por um motivo simples. As ações demandam tempo, a falta de conhecimento torna o processo mais trabalhoso, uma equipe enxuta ainda compromete o fluxo e a operação das demandas da própria empresa, os resultados não acontecem e por fim, eles voltam para suas rotinas normais e sem ações de marketing digital.
E o pior, fica a sensação de que o marketing não funciona.
Quais são os resultados do marketing digital?
O principal objetivo do marketing digital é levar o potencial cliente até a porta da sua empresa!
Esses potenciais clientes que chamamos de leads, são novas oportunidades que você tem para oferecer o seu produto ou serviço. Claro que efetivar esse trabalho dependerá de sua habilidade, mas uma agência de marketing possui profissionais antenados que podem te ajudar sobre como você pode melhorar suas ações comerciais, integrando o seu time de vendas com a estratégia que irá acontecer paralelamente.
quanto custa formar um departamento de marketing digital?
A estratégia pode ser uma só, mas o trabalho todo compreende profissionais especializados para cada área, por isso, uma ação que lhe parece simples, passou pelo acompanhamento de cada um deles, que são:
- Mercadólogo – Profissional formado em marketing que geralmente traça a estratégia das ações;
- Coordenadora de marketing – Responsável por cuidar do tráfego, fluxo dos trabalhos e a distribuição dos conteúdos para cada um dos profissionais, validação das produções e também de fazer tudo fluir dentro dos prazos, além de cobrar resultados;
- Analista de Marketing – Profissional que interpreta a estratégia e elabora o planejamento das ações e o calendário editorial;
- Webwriting – Profissional responsável por interpretar o direcionamento do analista de marketing e elaborar os textos com técnicas de atração para a criação dos materiais como artes visuais, e-mail marketing, blog post, campanhas e todos os outros;
- Analista de mídia – Profissional especializado nas plataformas de Google Ads, Facebook Ads e outras, responsável por criar as campanhas e fazer o acompanhamento de resultados, otimizações de anúncios e meta de resultados;
- Webdesigner – Profissional responsável por criar a comunicação visual que será consumida pelo seu público.
- Auxiliar de marketing – Profissional que cuida dos agendamentos, processo de aprovações junto ao cliente e etc;
Por isso, se a sua empresa pensou um dia em ter um departamento de marketing próprio, esteja preparado para investir em cada um desses profissionais.
O que? |
Investimento médio |
---|---|
Salários dos profissionais | R$26.170,00 mensal |
Custo CLT + benefícios | R$13.085,00 mensal |
Estrutura operacional mínima (computadores) | R$10.000,00 |
É possível que alguns profissionais consigam atender duas funções simultaneamente, como a coordenadora fazer a função da analista de marketing e mídia, e o webdesigner já trabalhar com o agendamento das peças, então você conseguiria reduzir um pouco esse investimento mensal para pelo menos a metade e ficaria com um valor perto de R$20.000,00 de investimento mensal.
Outro ponto que precisaria analisar, é a capacidade que os profissionais selecionados possuem para atender as atividades distintas e os canais, alguns não conseguem, simplesmente por terem trabalhado em agências que tinham o trabalho distribuído que os fez especializar e desenvolver apenas uma das áreas, o que é muito bom para as agências, mas talvez não seja para as empresas.
Alguns gestores consideram que, ao contratar alguém que sabe “fazer artes” e postar nas redes sociais é o suficiente, mas acredite, não é! Lindas artes são apenas lindas artes, que não vendem sozinhas.
ATENÇÃO: Além da equipe, você ainda terá as despesas com ferramentas exclusivas para gestão de marketing, envio de e-mail marketing, investimento nas mídias para anúncios pagos, banco de imagens, entre outros e estas serão indispensáveis.
Porque investir em uma agência de marketing digital é mais barato?
Existem várias razões para optar por uma agência ao invés de uma equipe própria e apenas uma para você não deixar de fazer o seu marketing, seja por qual motivo for que você ainda não tenha começado.
Com uma agência de marketing digital você poderá contar com o melhor do profissional especializado para cada uma das funções, todos estarão empenhados em fazer as suas ações gerarem resultados (eles são seres que vivem atrás de métricas crescentes), você não terá custos com ferramentas para pesquisas de mercado e de palavras-chaves, agendamentos, gestão e fluxo de atividades, além de outras, pois as agências já as possuem e são de uso compartilhado, o que reduz drasticamente o custo. Apenas uma será necessário para o uso exclusivo e mesmo assim será para o armazenamento de seus próprios dados com mais autonomia e confidencialidade.
Sobre a razão para você começar a fazer marketing digital, é porque se a sua empresa ainda não aparece na primeira página do Google, ela simplesmente não existe!
Ah, e antes de concluir essa etapa, pense que o tempo que você perde para fazer ações que não funcionam ou que funcionam muito abaixo do seu potencial, seria melhor aproveitado se o utilizasse para desenvolver novas soluções para o seu negócio.
Bem, voltando um pouco na soma de investimento dos profissionais, na tabela do exemplo acima, nós consideramos um salário médio para primeira função de mercadólogo em R$8.500,00, fora as despesas com CLT e para um profissional do mais baixo salário, que seria o auxiliar, um valor de R$1.500,00, mais custos fixos de um funcionário registrado.
Agora veja 3 exemplos de planos de marketing digital, que podem ser executados por uma agência especializada como a YouRocket, que envolve toda a expertise de profissionais qualificados, além de eliminar seus riscos com processos trabalhistas, custos com CLT, espaço físico e equipamentos, faltas e licenças que podem paralisar as operações, falta de capacidade técnica completa e muitas outras questões.
- Plano de entrada para mídias digitais que envolve gerenciamento das redes sociais como Facebook e Instagram + Anúncios publicitários em Facebook Ads
Ideal para negócios locais e os que possuem como foco o consumidor final, como salões de beleza, instituições de ensino, estética, academias, moda, empresas de serviços como despachante, auto-escolas, consultórios e muitos outros.
- Plano de entrada para marketing digital que envolve operação de canais como redes sociais, e-mail marketing, anúncios em Facebook Ads e Google Ads, SEO, gestão de marketing em plataforma profissional, acompanhamentos de métricas, otimizações e ações relacionadas.
Ideal para negócios de todos os tipos. Tanto os que já possuem alguma presença digital, mas precisam ter um fluxo de ações mais efetivas, quanto aqueles que nunca tiveram absolutamente nada.
- Plano de marketing digital 360º que envolve operação completa, com metodologia de marketing de atração, gestão de redes sociais, e-mail marketing, anúncios em Facebook Ads e Google Ads, SEO, construção e conteúdo para blog, gestão de marketing em plataforma profissional, acompanhamentos de métricas, consultoria, qualificação de leads, estratégia com equipe de vendas, otimizações e uma infinidades de ações para seu negócio decolar.
Ideal para negócios de todos os tipos, empresas de pequeno, médio e grande porte. Tanto para os que já possuem alguma presença digital, mas precisam ter um fluxo de ações mais efetivas, quanto aqueles que nunca tiveram absolutamente nada e querem impulsionar os negócios em vários canais.
Existem uma infinidade de planos que podem ser formatados de acordo com cada objetivo a ser traçado, porém, de acordo com os exemplos acima, nem mesmo o plano mais completo exige um investimento de apenas um profissional de marketing (sênior) entre os que apresentamos.
E embora os valores variem muito de agência para agência, você pode encontrar operações de muita qualidade, assim como acontece aqui na YouRocket, que é parceira ouro da gigante do marketing Resultados Digitais, além de ser uma integradora reconhecida pela RD Station e uma das ganhadoras do concurso de criação de landing pages, que disponibiliza seu modelo para livre utilização de mais de 1500 agências no país.
Além dos investimentos acima, você terá que investir uma verba no plano de mídia (anúncios publicitários pagos), que será sugerido e alinhado de acordo com os objetivos (variam em razão da estratégia, mas partem de R$300,00), e caso necessário uma ferramenta para gestão de marketing no caso dos planos mais completos, que chegam a margem de investimento perto de R$700,00.
Colocou na ponta do lápis?
Quanto o marketing vai gerar de resultados?
Apostamos que suas oportunidades de vendas chegarão a mais do que 100% em poucos meses, além do que você tem hoje e se o seu produto ou serviço for bom para o mercado, e a sua equipe de vendas for habilidosa, em um ano você verá que, os investimentos em marketing vão se pagar sozinhos e ainda vão te gerar lucros, permitindo o crescimento dos seus negócios.
Ainda tem dúvidas?
Fale agora mesmo com a nossa equipe que nós tiramos suas dúvidas, te apresentamos um melhor direcionamento para seus objetivos, elaboramos uma proposta de acordo com suas necessidades e tudo isso sem compromisso. 🙂