Encontrar e atrair o público correto é sempre um desafio. Entre as redes sociais e as diversas formas de relacionar uma marca com a sua persona, muitas instituições acabam seguindo o caminho errado.
Por mais que a tentação de atingir o público correto seja forte, esse caminho precisa ser trilhado com cuidado e com os mecanismos certos. Caso contrário, o resultado pode não ser como o esperado e ainda gerar frustração.
O segredo é ter paciência e sabedoria para oferecer exatamente o que as pessoas estão procurando, ou seja, os serviços, produtos e a informação que será capaz de converter e fidelizar clientes.
Confira 4 motivos para sua empresa não investir em uma base de contatos ou leads.
A COMPRA DE LISTA DE E-MAIL PODE SER CONSIDERADA ILEGAL
Não é permitido a venda de dados, inclusive de e-mail ou informações pessoais, como nome, CPF e RG por se tratar da privacidade de uma pessoa.
Ao optar por essa prática, a sua empresa pode ficar com o nome manchado e correr o risco de algum processo. Ou seja, esse não é um caminho indicado.
MUITOS CONTATOS PODEM SER INVÁLIDOS
Ao optar pela compra de uma lista de e-mail, você deve estar ciente de que muitos contatos podem não existir. Isso porque muitas pessoas acabam trocando de e-mail ou até mesmo criando um endereço apenas para se conectar às redes sociais.
Por mais que o arquivo ofereça quinhentos endereços, boa parte dessas opções pode ser inválida, fator que vai influenciar negativamente o resultado da sua campanha.
SUA MARCA RECONHECIDA COMO SPAM
Esse é outro ponto delicado e que precisa ser pensado com cautela: ao disparar um e-mail para uma base comprada, a sua marca poderá ser identificada como spam. Com isso é possível ter o domínio barrado no provedor e ser impedido de fazer novos disparos de campanhas de e-mail marketing.
Spam significa: enviar mensagem não solicitada. E embora algumas pessoas possam se interessar pelo que você está oferecendo, os algoritmos vão perceber que essas mensagens não são válidas para a maioria do público a quem a mensagem foi disparada, principalmente pela alta taxa de devolução (e-mails inválidos).
Além disso, a prática do Spam faz com que os e-mails passem a ser enviados diretamente para a caixa de spam dos usuários.
FIQUE ATENTO À LGPD
Para completar a lista, é preciso atenção com relação à Lei Geral de Proteção de Dados que já está em vigor e a sua empresa precisa estar adequada para evitar suas penalidades e multas que podem chegar a R$50 milhões.
E ao comprar uma base de contatos, você automaticamente estará infringindo às diversas normas e regras, fator que pode custar também a boa reputação da sua empresa. Definitivamente esse não é o melhor caminho.
Quer saber mais sobre ações de e-mail marketing? Fale com a YouRocket que tem um time de especialistas para ajudar você.