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inbound ou outbound marketing

Inbound ou Outbound Marketing? Você, já teve dúvidas na hora de contratar uma agência de marketing digital ou quanto a adotar uma estratégia?

Estamos trazendo esse assunto, tema inclusive do nosso último vídeo no Instagram, da nossa Série “Dicas de Marketing Digital”, pois percebemos que muitas pessoas não sabem se devem começar com o Inbound ou Outbound Marketing, e acrescento que isso é absolutamente normal.

Quero começar dizendo também que não existe o melhor ou pior método, nem o certo e errado, mas existe aquele que vai funcionar para os seus objetivos e a obrigação das agências é lhe apresentar o método que será aplicado na sua estratégia, caso você contrate uma. Caso tenha sua equipe própria, também é preciso direcioná-los às ações que espera.

As coisas também não precisam ser sistemáticas, e você pode aplicar uma metodologia e depois mudar para outra. Isso acontece muito com quem começa com o Outbound e percebe que precisa traçar uma nova rota.

Não querendo puxar sardinha para nenhum lado, o Inbound Marketing é a estratégia digital mais completa até os dias atuais, pois é nessa metodologia em que você encontra um conjunto de ações que juntas são uma engrenagem forte e um potencializador de resultados a médio e longo prazo.

Então vamos ao que interessa!

Inbound Marketing

Inbound Marketing

É uma metodologia focada na atração e fidelização de clientes!

Novas oportunidades (leads) chegam através de conteúdos ricos que são criados para o consumo do seu público e alimenta cada etapa do funil de vendas, jornada que estrategicamente faremos a oportunidade caminhar.

imagem_centro_funil_vendas

O Inbound Marketing que também é conhecido por marketing de atração, ajuda a despertar o interesse do seu potencial cliente e ele passa a te acompanhar, aumentando a cada dia a oportunidade da conversão (venda).

Você oferece valor ao seu lead (oportunidade de novo cliente) antes mesmo dele comprar algo com você. O seu conteúdo resolve um problema, sana uma dúvida e de contrapartida, valoriza o que você é e o que você faz. Você passa a ser autoridade sobre o seu negócio e te separa das tão tradicionais estratégias do “compre aqui” e “aqui tem o melhor preço”, frases que perderam muito o impacto no mundo digital.

SEO, Redes Sociais, blog, e-mail marketing, entre outras ações fazem parte do caminho do inbound.

Principais benefícios do Inbound:
  • Atrai e fideliza clientes;
  • Poupa recursos com os antigos métodos de vendas que são caros e muitas vezes não funcionam;
  • Constrói uma presença digital efetiva;
  • Aumenta o tráfego orgânico;
  • Adequado para muitos negócios e segmentos;
  • Os resultados conquistados são permanentes e só melhoram com o tempo;
  • Valoriza seu produto e a sua marca;
  • Reduzem e muito o custo de investimento em links patrocinados (pagos).

Outbound Marketing

Outbound Marketing

É uma metodologia focada na venda direta de um produto ou serviço!

O Outbound marketing também pode ser chamado de marketing tradicional. Aqui você não espera atrair o seu cliente, você é que irá fazer o trabalho de abordagem para possivelmente gerar a venda.

Para entender melhor, a TV, o rádio, os anúncios em revistas são exemplos claros de Outbound Marketing e não faz nenhuma relação com o interesse puro do seu cliente, mas sim com a oportunidade específica e a sensação de urgência.

São voltados diretamente às campanhas publicitárias e envolvem exclusivamente propagandas.

Principais benefícios do Outbound:
  • Resultados a curto prazo (porém dependente de mais investimentos);
  • Bom de acordo com sua estratégia e tipos de negócios e segmentos;
E agora? Acha que as informações conseguiram esclarecer suas dúvidas?

Só quero concluir aqui falando sobre possíveis desvantagens das duas metodologias (Inbound ou Outbound Marketing) e do nosso ponto de vista, para o inbound marketing é a questão dos resultados que começam a ser percebidos em definitivo após o médio a longo prazo, mas acrescento que após conquistado será permanente, então é preciso avaliar se isso é uma desvantagem.

Para o outbound, a grande desvantagem é o alto investimento, necessário para  que os resultados sejam possíveis e ainda a pior parte é que, imediatamente após pausar o investimento nas campanhas patrocinadas os resultados deixam de acontecer imediatamente.

É isso pessoal, esperamos que esse conteúdo possa te ajudar com suas dúvidas sobre Inbound ou Outbound Marketing e que a partir daqui você possa tomar uma decisão com mais certeza do que espera, para fazer a escolha certa para os seus objetivos.

Aqui na YouRocket, nós somos parceiros inbound marketing para nossos clientes, mas também com ações e estratégias de outbound ou seja o funil em formato de Y, mas este é um tema para outro artigo.

Estes são obviamente feitos com planejamento adequado e investimento reduzido, pois estará atrelado a um bom trabalho de SEO (otimização para os mecanismos de busca), que reduz drasticamente o custo de campanhas.

Agracedemos a leitura até aqui e ficamos a disposição para uma análise gratuita de sua presença digital e para explicar com mais detalhes sobre cada ponto.

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