Você sente que seus esforços não estão sendo o suficiente para alcançar os resultados? Talvez isso tenha ocorrido por não saber identificar as falhas nas estratégias no marketing digital.
Portanto, conheça os erros mais comuns e veja o que pode ser melhorado para que isso não afete mais o crescimento da sua empresa.
1 - Não ter uma persona definida
Para que a empresa consiga atrair mais leads (oportunidades), é necessário saber quem é a sua persona. Isso significa que é preciso definir a partir de uma análise criteriosa, se possível com base em dados reais da empresa, informações sobre o perfil de cliente ideal, como:
- Comportamento;
- Objetivos;
- Preocupações.
Além disso, a persona se identifica também pela sua idade, sexo e até profissão.
Com isso é possível gerar ações mais assertivas e comunicação adequada e humanizada para essa persona.
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2 - Não ter conteúdo relevante
Ter um conteúdo relevante é uma forma de engajar o público-alvo e aumentar a sua rede de potenciais clientes.
Um conteúdo mais direcionado permite atrair com mais facilidade a atenção da audiência que você deseja impactar. Dessa forma, cria-se uma imagem positiva da marca através do valor gerado para a persona, tornando a empresa como referência na sua área.
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3 - Esquecer o site da empresa
O site da empresa é onde deve conter todas as suas informações necessárias quando um visitante chega nele. Essa é a vitrine online, que entre outros pontos, precisa manter os dados atualizados, como os dados de contato, promoção, linha de produtos, novidades, lançamentos, e esse é o mínimo que se deve fazer.
Se ao entrar no seu site e não for possível encontrar o que o visitante está procurando, a chance de oportunidade de negócio que você poderia ter conquistado, perde-se em instantes.
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4 - Não ter um planejamento
Tenha uma estratégia com foco nos resultados que deseja conquistar. Ela envolve seus objetivos, incluindo como eles serão alcançados e qual público quer atingir. Sempre almejando metas possíveis para a realidade da empresa.
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5 - Não mensurar dados
Para saber se tudo está correndo bem e que suas metas estão sendo alcançadas, você precisa medir e acompanhar os dados estatísticos. Veja algumas das métricas mensuráveis no Marketing Digital:
- Número de visitantes;
- Quantidade de leads;
- ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Anúncios);
- CPA (Custo Por Aquisição);
- Números de cliques;
- Número de conversões.
Com esses relatórios em mãos é possível definir quais metas são as mais importantes, calcular investimentos futuros e ter objetivos claros do que se pode melhorar, a fim de ir ampliando os resultados.
6 - Não usar SEO no site e nos conteúdos
Os conteúdos destinados aos potenciais clientes devem ser produzidos com estratégias de SEO. Ele é um conjunto de técnicas usadas para chegar à primeira página do Google, além de impactar diretamente no custo do clique de um anúncio, por exemplo, entre outras vantagens.
O uso de palavras-chave em alta que tenham relação com seu negócio faz parte dessa estratégia, mas isso não é tudo.
Entre outras questões estão o tempo de carregamento da página e a segurança do site.
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Dica extra: Se o seu negócio é físico, faça uma pesquisa de palavras-chave locais para que sua persona chegue até você com mais facilidade e não se esqueça de configurar o Google Meu Negócio.
7 - Não estar presente nas redes sociais
As redes sociais são canais indispensáveis para uma presença digital efetiva, pois se trata de um canal direto de comunicação e interação entre a empresa e o cliente. Segundo dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país que mais usa as redes sociais no mundo, totalizando 150 milhões de usuários no país.
8 - Não analisar seus concorrentes
Outro erro que você pode estar cometendo, é acreditar que está sempre à frente dos seus concorrentes. Pois saiba que é preciso acompanhar o que eles estão fazendo, para não ficar para trás em suas estratégias e ações.
Importante: Não faça cópias de conteúdos online, procure buscar referências, mas crie algo original, sempre.
9 - Não conhecer a jornada do cliente
Cada jornada de compra é diferente, e isso tem relação com o segmento e público da empresa. Na estratégia do Marketing Digital, são usadas 4 etapas:
- Aprendizado e descoberta: o cliente não sabe o problema que tem e você vai instruí-lo para ele descobrir essa necessidade;
- Consideração: ele já sabe do seu problema e agora tende a buscar as respostas para suas dores;
- Decisão de compra: chegou a hora dos consumidores analisarem as soluções e muitos deles se tornam oportunidades de venda;
- Fidelização: essas oportunidades de venda se tornam clientes e assim começa um relacionamento com a empresa.
Para que os conteúdos sejam relevantes, eles devem sempre considerar a etapa em que o cliente se encontra.
10 - Não usar e-mail marketing
Por vezes, o potencial cliente não está pronto para comprar no determinado momento em que é impactado, mas ele pode se tornar um cliente com o passar do tempo e conforme sua empresa for apresentando os diferenciais e até ofertas para ele.
O e-mail marketing é uma ferramenta importante, que funciona para nutrir com conteúdos que vão conduzir os leads até a decisão de compra.
O ideal é construir a sua própria lista para que os esforços sejam voltados apenas para leads interessados no seu produto e/ou serviço. Para isso, planeje um material personalizado.
Leia também – E-mail marketing: 4 motivos para não comprar uma lista de contatos
Toda empresa está sujeita a cometer erros com as estratégias e ações do marketing digital, mas eles devem ser encarados como uma oportunidade de melhorias.
A YouRocket te ajuda a melhorar o desempenho do seu negócio de uma forma personalizada, analisando suas necessidades e atuando nos principais pontos que levarão aos melhores resultados.
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