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Marketing Digital

Você nunca ouviu falar tanto em marketing digital, não é mesmo? É conteúdo que não acaba mais e no final você ainda fica perdido com um monte de termos técnicos que não te dizem nada de consistente e você nem sabe por onde começar.

A boa notícia é que você não precisa se sentir um estranho no meio disso tudo. Afinal, o marketing digital é um jovem processo que atua para promover produtos e marcas por meio dos canais digitais e se você não é um profissional da área, não tem obrigação nenhuma de saber, mas nós explicamos tudo direitinho para você, continue nessa leitura.

Se partirmos do ponto que todas as compras começam na internet e não apenas agora, mas há muito tempo as pessoas passaram a pesquisar suas preferências antes de sair às compras, você precisa começar o quanto antes.

Então vamos lá!!! 5 minutos para você entender tudo.

analise de mercado

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de ações planejadas que tem o objetivo de fazer uma marca ou um produto conquistar destaque e relevância nos meios digitais.

Conheça agora as ações de marketing digital que te ajudam a vender mais na internet:

Planejamento estratégico: 

Processo de análise e construção da estratégia com base na metodologia a ser aplicada, com as diretrizes para alcançar metas e os objetivos de sucesso da marca ou produto. 

Público-alvo e criação da persona, análise de mercado e concorrência, essência da marca, diretriz da linguagem e tom de voz da marca, comunicação visual e escrita, palavras chaves do negócio, entre outras definições fazem parte de uma documentação estratégica

Quem faz um planejamento estratégico?
Essa é uma etapa muito importante de um projeto de marketing digital, que garantirá que as ações impactem a audiência certa, por isso, o ideal é que um mercadólogo (profissional formado em marketing), junto com uma analista de marketing, elaborem esse documento que será um guia de construção da presença digital.

Para entender melhor, imagine que um arquiteto precisa desenhar uma planta para que sejam respeitadas medidas e detalhes de uma obra e assim garantir que os espaços sejam construídos por outros profissionais da forma perfeita e planejada. No marketing digital acontece da mesma forma.

Outra pessoa pode fazer a estratégia?  
É preciso um entendimento mais amplo, porém, um gestor que conhece bem o seu negócio, pode fazer um planejamento inicial com as análises principais como: persona e público alvo, palavras chaves, linguagem e comunicação.

 Dica: Baixe aqui nossos conteúdos gratuitos que irão te ajudar nessa etapa Introdução ao InBound Marketing e o Guia do Marketing de Conteúdo

Presença Digital: 

Com o planejamento estratégico é possível saber os canais que você precisará operar para impactar a sua audiência. Como sabemos, na internet existem as mídias sociais, além dos buscadores, canais de comunicação por e-mail, entre vários outros. E você precisa operar tudo isso?

A resposta é: Esteja onde seu público alvo está de forma persuasiva e onde mais puder para marcar presença.

Quando você escuta ou lê por aí o termo “presença digital”, isso significa que a sua marca pode ser encontrada na internet de maneira fácil, quando alguém faz uma busca sobre o produto ou serviço que você vende. Ela é também importante para tornar seu produto ou negócio relevante e cria todo um cenário adequado de comunicação com os seus consumidores.

Atenção: Não pode ser considerada presença digital quando, por exemplo, você tem site que só é encontrado em uma busca ao digitar o nome exato da marca nos buscadores. Então você vai perguntar, “Não? mas por quê?”

A resposta é simples, somente uma pessoa que já conhece a sua empresa buscaria o seu negócio pelo nome, mas o que queremos com uma presença digital é fazer com que alguém que jamais teve qualquer relação comercial com a sua marca, a encontre quando digitar uma palavra chave relacionada ao seu negócio.

Entendeu a diferença? Para atrair novos clientes, você precisa criar mecanismos para aparecer no meio de mais de 1,7 milhões de sites e estar na primeira página do Google.

Esse é o fundamento principal do marketing digital. Levar novas oportunidades de negócios até a sua empresa.

O que é feito no marketing digital?

Acontecem muitas ações como: criação de conteúdos, artes, agendamentos, acompanhamentos, otimizações e aplicações técnicas necessárias que deixam suas mídias amigáveis aos buscadores, para seus potenciais clientes te acharem facilmente. Também há a operação de diferentes plataformas e entre outras ações, conforme vamos listar abaixo.

Em uma agência, uma equipe inteira que inclui mercadólogos, analistas de marketing, analistas de mídia, designers, webdesigners, assistentes de marketing, coordenador de marketing e outros, atuam para que tudo seja o mais integrado possível e sincronizado com o planejamento x objetivos. Saiba mais no artigo: “Um departamento de marketing inteiro pelo valor de apenas 1 funcionário” 

Site com Otimização SEO (leia o artigo “10 dicas para melhorar o tráfego do seu site”). Ponto chave da presença digital para a maioria dos negócios. 

Blog com conteúdos direcionados ao seu público de interesse da marca que contenham as palavras chaves sobre seu negócio. Leia o artigo “A importância de ter um blog”. 

Conteúdos para as Redes sociais mais acessadas pelo seu público alvo (para negócios locais é preciso acrescentar o Google meu Negócio . Leia o artigo: “Google meu negócio, comece agora mesmo a cuidar da sua presença digital“. 

E-mail marketing, envios periódicos para a comunicação com clientes, leads e oportunidades da marca. Segmentação da base de contatos, por assunto de interesse, são ações que funcionam muito bem e que devem ser aplicadas.

Landing Pages, diferente de um site, é uma página que usa gatilhos mentais voltados ao objetivo de converter um visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Ao visitar a página, conhecida como “página de aterrissagem” pelos profissionais do marketing, as técnicas e gatilhos mentais aplicados leva o usuário a realizar uma ação planejada, como preencher um formulário, por exemplo.

Qualificação de Leads, com o uso de ferramentas de gestão de marketing é possível acompanhar a jornada dos leads (potenciais consumidores) e assim criar mecanismos para fazê-los percorrer o funil de vendas até se tornarem clientes da marca.

Campanhas Ads (Anúncios pagos) Todo o conjunto de ações podem ser feitas de forma orgânica, e isso significa que você pode ter uma rede social ou mesmo um site ou blog e é possível ser encontrado no Google sem ter que pagar por isso.

Mas é preciso aceitar que se alguma empresa concorrente já tiver todo um trabalho orgânico bem feito e algum investimento em anúncios, ela será mais relevante que a sua marca nas pesquisas (Existem algumas variáveis neste caso). Por fim, investir em anúncios no Google Ads (Saiba o que é e como fazer em nosso ebook gratuito para geração de leads com Google Ads) ou  Facebook Ads (Saiba o que é e como fazer no ebook gratuito para Facebook Ads) é muito barato e vale muito o custo-benefício.

Métricas de Resultados De que adianta cavar um túnel se você não sabe onde vai dar? 

O que quero dizer é que após fechar cada ciclo de ações (sugiro a cada 3 meses inicialmente e depois a cada mês), você precisa saber os resultados obtidos no conjunto da estratégia, para então poder otimizar e ir aperfeiçoando ao longo do caminho.

E agora, a pergunta que não quer calar!!!

Precisa fazer tudo isso? Não precisa, mas se quer ter uma presença digital efetiva e acelerar seus resultados no meio digital, você deve fazer o máximo que for possível.

  • Quem faz de vez em quando, pode contar com a sorte de vez em quando ou quase nunca!
  • Quem faz mais tem mais resultados. 
  • Quem faz mais e melhor, tem mais e melhores resultados. 

A internet é totalmente democrática!

Em quanto tempo começo a ter resultados?

Para tudo existe um tempo, a internet não é um milagre!

Se você ainda não tem nada feito, primeiro se preocupe em começar. Gradativamente comece a perceber que suas ações serão cada vez mais consistentes, você vai conquistando seu espaço, e consequentes resultados.

E o que são resultados digitais?

Os resultados estão no aumento do tráfego de visitas no seu site, no aumento do seu público nas redes sociais, nas conversões e leads que são gerados a partir das ações e consequentemente suas vendas e outros objetivos serão positivamente impactados. É uma forma lógica!

Aprovação

Marketing Digital na prática

Confira algumas sugestões de ações para você fazer aí na sua empresa:

Não tenho nada e preciso de resultado rápido em até 90 dias

Criar um mecanismo enxuto, objetivo e certeiro fará diferença.

Investir em campanhas ads será indispensável diante dessa expectativa..

Sugestão: Landing Page, ações de e-mail marketing e campanhas Google Ads e Facebook Ads podem te ajudar. Conheça nosso Combo próprio para esse objetivo. 

Já tenho um site e redes sociais, mas não gera resultado. Quero ter uma presença digital

Fazer a consultoria SEO e uniformizar os canais mais utilizados pelo público alvo, será valioso para impulsionar seu negócio e estruturar sua presença digital. É possível acelerar ações e resultados através de campanhas Ads também.

Sugestão:  Site, redes sociais, e-mail marketing, landing pages e campanhas Ads com bom planejamento, seria perfeito para esse objetivo. Conheça nosso plano de marketing digital Start.

 Tenho site, blog e outros canais, mas quero conquistar relevância, com um plano completo de marketing digital.

O melhor dos mundos! É aqui que a sua marca ganha autoridade, notoriedade e relevância no meio digital. Ideal para sua empresa crescer gradativamente e sistematicamente.

Sugestão:  Planejamento estratégico, Consultoria SEO, blog, campanhas ads, redes sociais, e-mail marketing e tudo o que mencionamos aqui neste artigo serão perfeitos para o seu objetivo. Nós temos o plano de Marketing Digital 360º e uma consultoria perfeita para sua empresa decolar. Fale com nosso especialista.

E se quiser saber mais sobre o marketing digital, que tal conferir os outros artigos que vão esclarecer ainda mais suas dúvidas, confira abaixo:

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