Você já se pegou pensando qual a diferença entre público-alvo e persona?
No vídeo da nossa série lá no Instagram, abordamos esse tema que faz toda diferença na estratégia de marketing, e aqui, você vai entender melhor sobre esse assunto e como é importante ter seu público-alvo e persona definidos para um planejamento de sucesso.
Mas, isso vale também para gerar conteúdos na internet, afinal, esse provavelmente será o lugar de maior concentração do seu público. Então, vale a pena investir nessa análise. ?
Quer que seu cliente se identifique com a sua marca, então vamos lá!
Há diversos passos para seguir em uma estratégia de marketing, e uma delas, é definir o direcionamento da sua campanha, esse é o momento de entender o seu potencial cliente para se comunicar com ele de maneira efetiva e aumentando as chances de conversão do seu produto ou serviço.
Para isso, existem 2 maneiras para a identificação da sua audiência: Público-alvo e Persona. E aqui, explico a particularidade de cada uma delas.
Afinal, o que é o Público-alvo? ?
É formado por um conjunto de pessoas composto por características sociais em comum, não se trata de alguém especifico, mas sim, de um grande número de pessoas.
Para estabelecer esse perfil, é preciso passar por uma série de pesquisas que envolvem questões de hábitos de consumo, demográficas, socioeconômicas, entre outras, e é para esse grupo que as ações de marketing serão direcionadas.
Veja abaixo um exemplo de público-alvo
Por muito tempo, esse era o método utilizado para dar início às estratégias de uma empresa. Mas com o avanço das informações, passou ser necessário segmentar cada público para atender conforme às exigências.
Com a necessidade de segmentação, nasce a personificação de público-alvo: às personas.
Afinal, o que é Persona? ?
Se trata de um personagem semifictício com características reais que representam o seu potencial cliente.
Esses “personagens” são criados para entender melhor quem é o seu cliente e o que ele precisa, por isso, envolvem detalhes mais específicos, como: sexo, idade, profissão, hobbies, escolaridade, desafios, estilo de vida, entre outras informações que podem colaborar para identificar seu lead.
Mesmo que seja uma ilustração, as personas devem ser baseadas em dados reais e concretos do seu mercado, por isso, há alguns processos a serem feitos para identificar a sua persona, como pesquisas e entrevistas.
Você pode criar uma persona para cada produto ou serviço que sua empresa oferece. Assim, a interação com o seu público será mais eficiente ganhando identificação com a marca.
Veja abaixo um exemplo de persona
A segmentação se dá também para os conteúdos gerados na internet, pois seu público certamente está conectado. Você não precisa vender o seu produto ou serviço, mas pode nutrir seus leads com conteúdo rico.
Para entender mais sobre esse assunto, deixo nosso e-book para você acertar em cheio no seu Marketing de Conteúdo.
Além disso, é extremamente importante se manter atualizado no mercado do seu segmento e ao comportamento do seu consumidor. Assim, vocês conseguem caminhar juntos (empresa e cliente) e sempre ser a primeira opção para o que ele procura.
Agora é dar play para que suas ações voem além das estrelas ?
E se você chegou até aqui, agradeço pela leitura e espero que esse conteúdo consiga te ajudar.
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